EXCLUSIVO: Samsung terá powerbank de 20.000mAh

Pelo menos é o que indica uma nova homologação que a fabricante coreana submeteu à Anatel. A empresa homologou o EB-P4520, que a documentação revela ser um powerbank (ou Acessório p/ Telefone Móvel Celular do tipo Bateria Auxiliar, no idioma que a Anatel fala) de 20.000mAh e porta (ou portas, provavelmente duas) USB-C.

UPDATE: Roland Quandt vazou as imagens do produto

O certificado de homologação, emitido no último dia 11, também revela os vários protocolos e capacidades de carregamento:

Certificado de homologação do powerbank (Reprodução)

O produto será capaz de ser carregado a até 25W e poderá carregar dispositivos a até 45W, o que é uma capacidade bem significativa, que também é o máximo suportado pelos smartphones Galaxy. Até carregar alguns notebooks é possível.

Curiosamente, uma menção ao número de modelo EB-P4520 na internet é um documento de certificação submetido ao FCC americano, mas a certificação é de outro powerbank ainda não lançado pela Samsung, o EB-U2510, que deve ser similar ao modelo atual de 10.000mAh mas com a adição de carregamento sem fio Qi (algo que a Samsung já vendeu no passado).

Alguém cometeu um enganinho, mas ajudou a confirmar a existência de outro produto 🤷

Documento submetido ao FCC, com a menção errada ao EB-P4520 (Reprodução)

Outra menção a ele é na Compufirst, uma loja francesa. Porém, a loja lista ele como tendo potência de 25W, o que não é o caso (talvez utilizaram o texto do modelo de 10.000 como placeholder).

Mais uma menção, também em um site francês, revela mais detalhes: o site da SFR, operadora francesa, contém um PDF de uma promoção que acabou no ano passado (2023) em que um dos produtos elegíveis é o powerbank ainda não lançado, e entrega que ele é (assim como o modelo atual) da cor bege e fabricado com materiais reciclados.

Grifo nosso (Reprodução)

Não há previsão de lançamento, nem valores, mas considerando que o EB-P3400, de 25W, que a Samsung vende hoje custa na faixa dos R$ 200, não espero que seja barato. E considerando também que o produto não foi certificado ainda em nenhum outro país, até onde consegui levantar, o lançamento ainda deve demorar um pouco.