Vem aí um novo modem para o Vivo Fibra, com Wi-Fi 6

ATUALIZAÇÃO: tem mais um ONT com visual idêntico, mas de outro fabricante, que passou na Anatel.

Seguindo na onda da concorrência, a Vivo terá um modem/ONT capaz de Wi-Fi 6 para seu serviço de internet por fibra óptica. É o que revela a homologação do GPT-2742GX4X5 v6, da MitraStar.

Modem/ONT MitraStar GPT-2742GX4X5 v6 (Foto: CPQD/Anatel)

A homologação foi solicitada pela Flex (antiga Flextronics), que é quem deve “fabricar” o modem no Polo Industrial de Manaus.

Parte do manual do aparelho

O manual incluso na homologação deixa absolutamente claro que esse modem será utilizado pela Vivo em seu serviço de fibra óptica, como se o texto “Fibra Wi-Fi 6” escrito na frente do modem usando a fonte utilizada pela Vivo não fosse suficiente, além do modem ser da MitraStar, que é uma das marcas que a Vivo comumente usa.

Além disso, o mesmo modem já está sendo utilizado pela Movistar (outra das marcas do grupo Telefónica) na Espanha. De fato, a unidade das fotos tem o logo da Movistar e alguns textos em espanhol.

Parte inferior do GPT-2742GX4X5 v6, mostrando o logo da Movistar e texto em espanhol (Foto: CPQD/Anatel)

De acordo com o certificado, o dispositivo tem 4×4 MIMO e opera em Wi-Fi 6/802.11ax nas duas bandas (2,4 e 5GHz), além de ter saída RJ11 para telefone fixo e 4 portas Ethernet de 1 Gbps.

Parte traseira do MitraStar GPT-2742GX4X5 v6, onde podem ser vistas as 4 portas Ethernet, conector de fibra, RJ11, e diversos botões. (Foto: CPQD/Anatel)

Ainda não há previsão de quando esse modem passará a ser utilizado pela Vivo, mas imagino que seja questão de poucos meses, dado o histórico de modems da concorrência.