Anatel homologa o Sercomm DG4244, modem DOCSIS 3.1 com Wi-Fi 6 para a Claro

Com a Claro, ainda o maior ISP do Brasil, ainda com uma quantidade significativa de clientes usando DOCSIS (quase todos) em vez de fibra óptica, a empresa precisa de modems DOCSIS para usar em sua planta. E como a Claro vende planos de 1Gbps, precisa de modems com bom Wi-Fi e portas Ethernet capazes de entregar toda a velocidade do plano.

A bola da vez é o Sercomm DG4244, fabricado pela Sercomm, empresa de Taiwan, capaz de Wi-Fi 6 e com uma porta LAN 2.5GBASE-T, capaz de até 2,5Gbps, como o nome indica.

Outro detalhe curioso é que, nas fotos da certificação, o aparelho aparenta ter LEDs no lugar dos 3 riscos do “sol” da Claro.

Curioso

No manual do modem que consta da certificação do FCC também há a menção a uma segunda entrada de alimentação para uso com uma bateria externa, que serve apenas para manter o serviço de voz ativo em caso de falta de energia, e desativando o acesso à internet, Wi-Fi e portas de rede. Mas a tal porta não está visível nas fotos da homologação enviadas à Anatel, portanto o recurso não deverá estar disponível no Brasil.

E lá fora já tem gente insatisfeita com ele, como essa thread do Reddit.

Ainda não há previsão da Claro iniciar o uso deste modem, mas imagino que não leve muito tempo.