O incrível Telefone Azul com um Z80

Nos anos 80 as maquininhas de cartão aparentemente eram um telefone fixo da Gradiente com um Z80 dentro...

Um belo dia eu estava olhando tranqueiras na Shopee e topei com esse telefone vagamente estranho. Mencionei ele no grupo do Telegram do insiraficha.com e um dos membros (obrigado Yuri) gentilmente fez um Pix para bancar o aparelho. Acabou saindo melhor que a encomenda…

Externamente, ele tem um display LCD de caracteres, três LEDs de status e essa lista de cartões/telecheque. Apesar da marca BMK, também há o logo da Gradiente em diversas partes do aparelho.

Tem até uma bandeja retrátil para deixar os números de telefone (ou instruções)

Desmontando

Sim, realmente tem um Z80 nisso

O Telefone Azul da BMK parece ser um telefone Gradiente Smart (basicamente um telefone padrão Telebrás com uma bandeja retrátil na parte inferior) modificado pela BMK, que adicionou um leitor de cartão de tarja e um PCB, além de um cabo adicional com um conector DIN (parecido, se não idêntico, aos usados em teclados XT e AT).

??????????????????

Especulei no começo (junto de outras pessoas na internet) que poderia ser alguma maneira de comunicação com um computador (afinal, parece o conector AT). Mas a pinagem não bate: o pino 1 está ligado a um ponto identificado como -5 no PCB, o pino 2 está ligado diretamente na placa do telefone (onde uma segunda linha iria), o pino 3 está indo para um ponto identificado como GND e o pino 5 em um ponto identificado +5.

Conversando com meu nobre ex-colega de Tecnoblog Lucas Braga, ele sugeriu algo mais provável: uma IMPRESSORA DE CHEQUE. E casaria bem com o fato de que esse aparelho também teria acesso ao Telecheque.

E o PCB abriga uma surpresa: uma CPU Mostek MK3880N-4, literalmente um Zilog Z80 de 4 MHz, fabricado sob licença (até aonde consegui levantar).

Também estão presentes:

  • AMD AM7910DC World-Chip, o que parece ser um modem
  • Hitachi HM6116P-4, RAM estática de 2048 palavras, 8 bits e 200 ns de tempo de acesso
  • MK3882N-4, CTC da Mostek
  • Mitsubishi M5L8255AP-5, um “programable peripheral interface”
  • MK3881N-4, PIO
  • AMD AM27128DC, EPROM de 128Kb (e que eu adoraria fazer um dump)

O aparelho também tem um leitor de tarja magnética na frente (você passa o cartão bem na fresta entre as partes do aparelho. Por dentro esses componentes estavam fixados em uma peça de plástico transparente, colada com cola quente no aparelho.

O aparelho também tem um potenciômetro na parte traseira. Provavelmente para ajustar o contraste ou o backlight da tela.

No geral, apesar de ter sido uma modificação feita manualmente pelo pessoal da BMK, parece bem feita. Os cortes nos plásticos são retos e parecem terem sido lixados para remover rebarbas (exceto no slot de cartão na frente).

Tentando usar o Telefone Azul

Infelizmente, o aparelho não funciona direito. Pluguei ele no meu Cell2Jack, um aparelho que permite conectar um telefone fixo tradicional e utilizar ele via Bluetooth, incluindo discagem (até de pulso!). O tom da linha não sai no monofone (mas o alto-falante do monofone funciona, testei). Mas a campainha funciona!

O PCB com o Z80 parece precisar de +5V e -5V vindos daquele terceiro cabo com o conector DIN.

Reparem no -5, GND e +5

Até tentei aplicar 5V usando um powerbank, mas nada mudou (apesar de alguns chips terem aquecido, até demais).

Ignore os 100 graus, esse chip (um LS74 alguma coisa) tem um acabamento mais brilhante e reflete mais IR. Mesmo assim, estava quente

Infelizmente, não sei como prosseguir daqui sem ajuda. Se alguém tiver um leitor de EPROM para fazer dump, vamos conversar.

Ainda assim, esse aparelho é um artefato incrível, um telefone antigo transformado no que é basicamente uma máquina de cartão de crédito, e provavelmente não era barato. Algo que hoje em dia dá pra comprar um modelo simples por menos de 100 reais. Talvez tentar fazer a parte de telefone voltar a funcionar?