A saga dos celulares básicos com 4G continua no insiraficha.com. Hoje é a vez dos novos modelos da HMD Global, os Nokia 105 4G e 110 4G.
Os modelos foram lançados silenciosamente no final de outubro do ano passado, e foram lançados juntos. Ambos são capazes de 4G e VoLTE (a razão de existirem), capazes de LTE nas bandas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 28, 40 e 66 (de acordo com o site da HMD), ambos tem slot de microSD (até 32 GB), ambos são dual-SIM usando dois nanoSIM (4FF), ambos tem lanterna, ambos tem rating IP52, ambos tem rádio FM1, ambos usam conector USB-C para carregar, ambos usam a mesma bateria de 1.100 mAh, removível…
A diferença é que o 105 não tem câmera, então sua lanterna fica no topo (como é tradição em celular de lanterninha) e o 110 usa o flash LED da câmera para isso. Além disso, as opções de cores são diferentes: O 110 vem em duas opções de cores (Platinum e Blue) com um acabamento mais brilhante/metálico, o 105 tem três opções (Black, Pink e Cyan) em um plástico mais normal. Dito isso, ambos tem “revestimento cerâmico”, supostamente.

A HMD não dá detalhes, mas o SoC provavelmente é algum Unisoc rodando o RTOS Mocor, como a maioria dos aparelhos do tipo. O site da HMD diz que eles tem 64 GB de memória interna, mas deve ser um erro, e provavelmente a quantidade é 64 MB.
O detalhe mais curioso é QUEM vai vender eles no Brasil: os manuais incluídos na homologação mencionam que quem fornece e provê a garantia deles será a Gertec, empresa que tipicamente vende equipamentos de automação comercial e maquinetas de cartão.
Não há previsão de quando começarão a ser vendidos no Brasil nem por quanto.
- Apesar do certificado dizer que não tem. Provavelmente alguém no Instituto de Pesquisas Eldorado copiou e colou o texto padrão sobre FM ↩︎