Basiquinho mas com 4G, celular da TCL passou pela Anatel

Nem só de smartphones vive o mercado de telefones celulares (apesar de não parecer). Celulares básicos ainda existem (e talvez fiquem um pouquinho mais relevantes com o fim das redes 2G e 3G nos próximos anos). E com esse mercado em mente, a Semp TCL homologou o TCL OneTouch 4042S, com código de modelo T312E.

Tem até um dock, perfeito pra aquele seu parente mais velho que ainda é apegado ao telefone fixo (ou pra usar no fixo se for WLL da Oi ou Claro Fone de chip) (Divulgação)

O modelo é, obviamente, básico: não tem touchscreen, não tem um sistema operacional com aplicativos. Mas tem VoLTE (e, portanto, LTE, categoria 1), dois chips, botão SOS, slot para microSD e lanterninha. Até as cores são básicas: em alguns países só vendem nesse azul aí da foto, em outros só em preto mesmo.

Não que faça muita diferença para um telefone que basicamente só manda mensagem e SMS, mas ele usa um SoC Unisoc T107 (aka UMS9117-L) combinado com míseros 48 MB de RAM e 128 MB de memória interna, rodando o RTOS Rocor.

E carrega por USB-C, além do dock (supostamente incluso, espero que venha na caixa dos modelos daqui).

Tudo isso por 35 libras esterlinas (no UK), algo em torno de 240 reais numa conversão direta, faixa de preço similar a celulares equivalentes, como o Nokia 110 4G e o Positivo P41 (e menos que o Nokia 2660 Flip 4G).

Curiosidade: a bateria, modelo TLi015MA é basicamente a mesma do Alcatel Pixi 4.