Mini-review: Lâmpadas inteligentes retrô i2GO e Elsys

Recentemente comprei uma luminária nova para meu quarto e fiquei querendo uma luz mais amarela, para deixar o ambiente mais aconchegante. Acabei comprando duas lâmpadas “vintage” inteligentes para decidir qual delas usar (e de quebra, servem para este review).

As duas vítimas do meu review são a Lâmpada LED Vintage Wi-Fi Inteligente, modelo EPGG25 da Elsys, e a Lâmpada Inteligente Smart Lamp I2GO Vintage Wi-Fi LED Filamento, da i2GO, modelo I2GOTH740.

O básico

Ambas, de acordo com suas fichas técnicas, consomem 7W e emitem 700 lúmens (portanto, 100 lúmens por Watt). Adoraria poder testar estes números, já que a temperatura de cor afeta a percepção de luminosidade do olho humano, e as temperaturas de cor de ambas são diferentes (a Elsys vai de 2055 até 2345K, a i2GO vai de 1800 até 2700K).

Por serem lâmpadas de “filamento” LED retrô, ambas tentam emular o design de uma lâmpada incandescente.

Uma lâmpada incandescente, para quem não se lembra (Pexels.com)

O modelo da Elsys é mais curto, se assemelhando mais ao formato de uma lâmpada incandescente tradicional. A da i2GO é um pouco mais longa, o que pode afetar seu uso em uma luminária.

Lâmpadas retrô da Elsys e i2GO juntas.

Luz e app

Ambas usam internamente quatro “filamentos” com LEDs. Porém, só a i2GO usa filamentos de temperaturas de cor diferentes, permitindo ajustar a temperatura de cor. O modelo da Elsys apenas tem ajuste de brilho no aplicativo, com o ajuste de temperatura de cor fixo. Na lâmpada da i2GO é possível ver que um par de filamentos é mais quente e outro mais frio, e ao ajustar a temperatura de cor cada par muda de intensidade diferentemente do outro par.

E essa diferença torna a lâmpada i2GO mais versátil: você pode ajustar ela para um branco bem quente (1800K é praticamente laranja!), para deixar um ambiente mais acolhedor, ou ajustar ela até um tom mais neutro para executar outras atividades.

Cara de um, focinho do outro. Mas o modelo da i2GO tem ajuste de temperatura de cor

Inclusive, já que ambas utilizam módulos Wi-Fi da Tuya (como a vasta maioria dos produtos de smart home no Brasil), ambas podem ser controladas pelo app Tuya Smart, em vez de utilizar os respectivos aplicativos dos seus fabricantes (que não passam de versões ligeiramente modificadas do app da Tuya). A caixa do produto da i2GO até menciona que isto é possível:

Detalhe da caixa da lâmpada i2GO

Com preços similares, o modelo da i2GO acaba sendo a melhor escolha, graças à opção de ajuste de temperatura de cor, que a concorrente da Elsys não possui, e a garantia de 3 anos (mediante registro no site da empresa). A Elsys acaba sendo uma opção apenas se as dimensões (12cm de comprimento, 6cm de diâmetro na i2GO, vs 10,8 e 6cm na Elsys) forem uma limitação.