Huawei H158-381 foi homologado para 5G fixo, com porta Ethernet 2,5Gbps

FWA, a ideia meio maluca de usar 5G para banda larga fixa, continua viva mesmo no país que tem mais de dois terços das conexões via fibra óptica. E pra tanto, a Huawei homologou mais um modem, para fazer companhia para o Technicolor, o Askey, o Intelbras e os Nokia, além de outros Huawei que provavelmente já estão com a homologação suspensa.

O H158-381, aka CPE Pro 5, tem porta Ethernet de 2,5Gbps, para garantir que você poderá usar mais de 1Gbps (se realmente conseguir tanto) além de Wi-Fi 6 em 2,4 e 5GHz. Também tem outra porta de 1Gbps e uma conexão RJ11 para um telefone fixo tradicional (que corre o risco de nem ser usada). O chip utilizado é um nanoSIM, e a sua fonte é de 36W.

O dispositivo é fabricado pela Zowee Technology, como indica o certificado de conformidade e a etiqueta no aparelho.

Não há previsão de lançamento no Brasil nem do modem nem das ofertas de internet fixa por 5G. Fora que não é incomum a Huawei homologar algo e nem vender aqui.

ATUALIZAÇÃO: homologaram uma versão mais simples também:

E se vier, não será barato: nesta loja francesa o modelo custa quase 460 euros, o que dá mais de 2500 reais em conversão direta. Não é à toa que até as operadoras estão reclamando do preço dos equipamentos.