Ericsson AIR 5322 é a antena mmWave dos suecos que passou na Anatel

Ericsson AIR 5322 é a antena mmWave dos suecos que passou na Anatel
Só clicar para entrar no canal no Telegram

Eu continuo achando mmWave (FR2, no tecniquês do 3GPP) uma enorme baboseira, mas isso não impediu a Ericsson, um dos maiores fabricantes de equipamentos de redes celulares do mundo de homologar o AIR 5322 na Anatel.

Até por que teve quem arrematou a faixa no leilão. Tipo a Algar que arrematou 1 GHz inteiro.

O AIR 5322 é um rádio com antena integrada, e ao que tudo indica, um muito bom. É o modelo utilizado, de acordo com as empresas envolvidas, no recorde de distância de conexão via mmWave, num trial da TIM, Ericsson e Qualcomm, além de outro trial com a US Cellular nos EUA.

Claro que para obter tal desempenho, o produto tem recursos como beamforming, que forma feixes de transmissão, e a parte frontal (note a parte que parece “rebaixada”) é de plástico, para não atenuar o sinal.

O certificado de conformidade tem a frase “O equipamento não tem venda direta ao consumidor final e sua instalação é feita por técnicos especializados.”, que é obviamente uma exigência das normas, mas não deixa de ser engraçado.

Para desembalar seu Ericsson, você vai precisar de cola e tesoura sem ponta, digo, uma faca.

Outra informação interessante do manual é a potência máxima de saída, de 1584W.

Dá pra torrar um pombo com essa potência

E também tem opções de instalação variadas:

Imagina 3 desses monstros num poste!?

O que fica claro é que é um rádio de bom desempenho, ainda mais com as larguras de banda envolvidas. Este modelo pode operar com até 800MHz de espectro, uma quantidade assustadora (e que é menos que o GHz inteiro que a Algar possui) e que deve propiciar velocidades enormes.

Esperar que não seja tão sujeito a atenuação como mmWave tem se mostrado até agora.

Everton Favretto

Everton Favretto

Criador, editor, administrador e faz-tudo do insiraficha.com Também colabora no Tecnoblog.