Ericsson AIR 5322 é a antena mmWave dos suecos que passou na Anatel

Eu continuo achando mmWave (FR2, no tecniquês do 3GPP) uma enorme baboseira, mas isso não impediu a Ericsson, um dos maiores fabricantes de equipamentos de redes celulares do mundo de homologar o AIR 5322 na Anatel.

Até por que teve quem arrematou a faixa no leilão. Tipo a Algar que arrematou 1 GHz inteiro.

O AIR 5322 é um rádio com antena integrada, e ao que tudo indica, um muito bom. É o modelo utilizado, de acordo com as empresas envolvidas, no recorde de distância de conexão via mmWave, num trial da TIM, Ericsson e Qualcomm, além de outro trial com a US Cellular nos EUA.

Claro que para obter tal desempenho, o produto tem recursos como beamforming, que forma feixes de transmissão, e a parte frontal (note a parte que parece “rebaixada”) é de plástico, para não atenuar o sinal.

O certificado de conformidade tem a frase “O equipamento não tem venda direta ao consumidor final e sua instalação é feita por técnicos especializados.”, que é obviamente uma exigência das normas, mas não deixa de ser engraçado.

Para desembalar seu Ericsson, você vai precisar de cola e tesoura sem ponta, digo, uma faca.

Outra informação interessante do manual é a potência máxima de saída, de 1584W.

Dá pra torrar um pombo com essa potência

E também tem opções de instalação variadas:

Imagina 3 desses monstros num poste!?

O que fica claro é que é um rádio de bom desempenho, ainda mais com as larguras de banda envolvidas. Este modelo pode operar com até 800MHz de espectro, uma quantidade assustadora (e que é menos que o GHz inteiro que a Algar possui) e que deve propiciar velocidades enormes.

Esperar que não seja tão sujeito a atenuação como mmWave tem se mostrado até agora.