O insiraficha.com investiga os SMS classe 0

Você sabia que o insiraficha.com tem canal no Telegram?

O meu timing não poderia ser pior (ou melhor), já que a Apple vai parar de deixar que infernizem os usuários do iOS 15 com classe 0 (mas aposto que STK e USSD ainda funciona).

Sem mais delongas, o resultado dos testes.

Foram testados SIM cards da Claro, Vivo, TIM, Oi, Nextel Claro nxt, Intercel (que usa a Surf Telecom, que usa a TIM) e Veek (que usa a Americanet, que usa, de novo, a TIM).

Na TIM, Vivo e Nextel Claro nxt é possível perturbar enviar SMS classe 0 para todas as outras operadoras da lista.

Com a Claro, os resultados foram mais…estranhos. Testei com dois SIM cards da Claro, um permitiu enviar para todas (não testei a Claro), outro parece ter bloqueado envios para a Vivo, TIM, Oi e as duas MVNOs.

O chip da Intercel/Surf também enviou para todas as outras (não testei enviar de um Surf para outro), com exceção da Veek/Americanet. Mas o problema aqui parece ser que a Surf e a Americanet não tem interconexão de SMS entre si, já que o envio de SMS normal também não funciona entre as duas.

A Americanet aparenta ter filtro para SMS classe 0, já que os SMS enviados foram recebidos por todas (menos a Surf, como dito anteriormente) como SMS convencional.

A Oi também aparenta ter filtros, com exceção de envios para a Vivo (e envio de Oi para Oi não foi testado).